Análise do filme Entrevista com o Demônio (2023)

Trama original com estética dos anos 70 que faz referência ao Bohemian Grove.

Adicionado a 17 de setembro de 2024 por Facínora.

Esta é a minha análise do filme Entrevista com o Demônio (Late Night with the Devil), um filme de terror sobrenatural de 2023 que, incorporando elementos de “found footage” e cinema documental, segue os eventos de um episódio de talk show transmitido na noite de Halloween de 1977, durante o qual o apresentador tenta aumentar a audiência ao convidar uma garota supostamente possuída para o programa.

O Entrevista com o Demônio foi escrito, dirigido e editado por Colin e Cameron Cairnes, e conta com David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss, Fayssal Bazzi, Ingrid Torelli, Rhys Auteri, Georgina Haig e Josh Quong Tart no elenco.

O Late Night with the Devil se destaca por sua originalidade, abordagem atmosférica e estética, com a última remetendo aos anos 70, incluindo o uso do formato de imagem 4:3 para simular as gravações do programa, criando uma sensação autêntica e imersiva que transporta o espectador para a época. A escolha do uso de alguns efeitos práticos foi bem vinda, proporcionando uma experiência tangível e impactante. Há também uma crítica meio sutil ao sensacionalismo da mídia, incluindo até analogias entre pactos satânicos e o fato do protagonista, Jack Delroy, sacrificar tudo pela audiência, incluindo limites morais.

Há uma atenção cuidadosa aos detalhes visuais e ao formato das imagens, embora eu não seja muito conhecedor da década de 70 pra avaliar a precisão. O filme também opta por uma construção gradual do suspense, evitando jumpscares e focando mais na atmosfera e construção de tensão. Não chega a ser um slow burn, pois acontece muita coisa no decorrer da trama, mas demora um pouco até chegar ao clímax.

Até certa altura, é projetada com certo sucesso uma ambiguidade sobre se o que está acontecendo é realmente sobrenatural ou uma série de truques e/ou coincidências. Talvez, essa ambiguidade entre as mandingas e explicações materialistas serve como uma crítica ao sensacionalismo na mídia: assim como o programa fictício manipula a realidade para atrair audiência, o próprio filme deixa em aberto a natureza real dos eventos, refletindo a superficialidade deste tipo de entretenimento.

Nas partes onde se simula o talk show, não há um desenvolvimento profundo dos personagens, um péssimo costume do filmes atuais, mas também não vira aquele bando de gente com os quais você não se importa. Entretanto, isso é amenizado nas cenas fora das câmeras. Uma hipótese é que isso possa ter sido feito deliberadamente para refletir a superficialidade dos programas de TV sensacionalistas. Mesmo assim, como dito, alguns papéis são suficientes para manter o interesse do público.

Ah! Um ponto forte foi a referência intrigante ao Bohemian Grove. Trata-se de um grupo secreto e exclusivo da vida real composto por membros influentes e poderosos que se reúne numa antiga floresta do norte da Califórnia pra conduzir umas coisas muito esquisitas e ficou conhecido pelo público graças ao documentário Dark Secrets – Inside Bohemian Grove. Não dá para detalhar muito sem spoilar, mas achei que ficou bem colocado isso, ligando a narrativa a tramas de poder e ocultismo, embora possa-se falar que o talk show do filme se chama Night Owls, e tem um ídolo em forma de coruja no Bohemian Grove real.

Diz-se que este filme arrecadou um total que incluía uma estimativa de $666.666 arrecadados no terceiro dia, mas sei lá, hein?

Trailer

Sinopse

O filme foca em um episódio especial de um talk show noturno, onde o apresentador Jack Delroy tenta aumentar a audiência com temas ocultos, convidando uma jovem supostamente possuída por um demônio. À medida que o programa avança, eventos sobrenaturais começam a acontecer, desencadeando uma série de acontecimentos aterrorizantes que revelam segredos sombrios e consequências dramáticas para todos os envolvidos.

Ficha técnica

  • Título: Late Night with the Devil (2023);
  • Duração: 95 minutos;
  • Gênero: Terror sobrenatural;
  • Escrito e dirigido por: Colin Cairnes e Cameron Cairnes;
  • Produzido por: Mat Govoni, Adam White, John Molloy, Roy Lee, Steven Schneider eDerek Dauchy;
  • Elenco Principal: David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss, Fayssal Bazzi, Ingrid Torelli, Rhys Auteri, Georgina Haig e Josh Quong Tart;
  • Data de Lançamento: 10 de março de 2023 (SXSW), 22 de março de 2024 (Estados Unidos), 11 de abril de 2024 (Austrália);
  • Países: Austrália, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos;
  • Idioma original: Inglês;
  • Orçamento: Não disponível;
  • Bilheteira: $12.7 milhões.

Mais informações e análises

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x