Receita de carne de panela fácil e barata
É também simples, objetiva, rápida e, claro, saborosa.
Atualizado a 16 de abril de 2025 por Facínora.Aprenda a fazer uma carne de panela fácil e barata com esta receita que encontrei em algum canto que não lembro mais, experimentei, aprovei e fiz algumas adaptações para ficar ainda mais prática pra gente.
Esta carne de panela de pressão não tem nada de muito sofisticado, porém tem a vantagem de usar ingredientes fáceis e relativamente baratos (talvez nem tanto durante o governo do amor), ser ótima para acompanhar alguma bebedeira (ou como refeição mesmo) e ficar pronta para servir em menos de uma hora.
Outra vantagem é que você não precisa ter muita experiência com cozinha pra fazer esta carne, só não pode esquecer e deixar o bagulho queimar ou ser um débil mental e abrir a panela antes de sair toda a sua pressão.
Ingredientes
- 1 kg de acém cortado em cubos. Você pode usar alguma outra carne que demore o mesmo tanto que o acém para cozinhar também, como patinho ou lombo de porco.
- 4 (quatro) batatas cortadas em cubos grandes.
- 2 (duas) cebolas picadas.
- 4 (quatro) dentes de alho amassados.
- 1 (uma) lata de molho de tomate (serve qualquer uma marca, mas a lata tem que ser do tamanho comum ou padrão, e não tipo aquelas que se comprava no saudoso Makro, com uns 10 litros de molho).
- 2 (dois) tabletes de caldo de carne ou 2 (duas) xícaras de chá de caldo de carne caseiro (dá mais ou menos uns 400ml).
- 4 (quatro) colheres de sopa de óleo (pode ser gordura animal, só não use soja pra você não ficar rebolando e com voz fina e depois vir reclamar do estrógeno com a gente).
- Sal e pimenta a gosto, embora eu prefira deixar pra apimentar depois de pronto. Se tiver dúvidas quanto a quantidade de sal, prefira errar pra menos do que pra mais. Qualquer coisa, depois de pronta, é mais fácil colocar sal do que tirar. Acho que uma colher rasa de sopa já basta, mas isso vai de cada um.
- Pão cortado em fatia pra acompanhar (opcional). Prefiro pão francês velho, pois, além de aproveitar, esfarela menos. Mas isso vai a seu critério.
- Mais opcionais. Você também pode colocar umas cenourinhas junto, uma colher de sopa de coentro e/ou um pouco de cebolinha junto com as batatas. Não é obrigatório, mas fica bom demais.
Modo de preparo
Na panela de pressão mesmo, aqueça a gordura, refogue a cebola, o alho e o coentro (se tiver usado) até dourar. Coloca a carne na panela junto com essas paradas e deixe dar uma selada nela. Daí, adicione o molho de tomate, o caldo de carne, o sal e a pimenta. Tampe a panela de pressão adequadamente e deixe cozinhar durante 20 minutos após o início da pressão (quando começa a sair vapor pela válvula da panela). Deixe sair a pressão, junte a batata e cozinhe na pressão, de novo, por mais 5 minutos. Depois, deixe a pressão sair novamente e a carne de panela está pronta só servir. Convém tirar da panela e colocar em alguma travessa refratária pra manter a carne numa temperatura adequada etc.
Observações do Facínora
- A questão do tempero varia muito de gosto. Se achar que ficou faltando temperar, adicione meio tablete de caldo de carne a mais ou um pouco mais de sal. Em questão de sal, é preferível errar pra menos do que para mais, até porque tem gente com problema de pressão e tal. Se achar que ficou pouco caldo de carne, joga uns glutamato monossódico e fodase o câncer;
- Falando em pressão, não tem muito segredo na panela. Basta saber a hora quando ela começa a cozinhar na pressão e a hora que a pressão saiu. É fácil de saber, pois estas panelas tem uma válvula por onde sai o vapor (um caninho saindo pra fora da tampa geralmente coberto por um troço pesado e solto, parecendo um sino). Certifique-se que a panela está em bom estado, vedando bem e com a válvula desentupida (o caninho que sai da tampa não pode estar obstruído de modo algum). Qualquer dúvida, pergunte pra alguém que saiba, mas, na moral, não tem segredo;
- Eu prefiro colocar pimenta em qualquer comida depois dela pronta e não sou muito chegado em pimenta do reino. Sempre que fiz esta receita, usei apenas sal e caldo de carne para temperar;
- Fique de olho na hora de cozinhar a batata para ela não passar do ponto e virar aquela massaroca e zuar o troço todo. Batata é bom demais e é algo (ainda) barato, mas tem que fazer certinho pra desfrutar melhor deste vegetal que é um presente de Deus;
- Se você quer fazer uma carne mais complicada, experimente essa barriga de porco crocante chinesa. Dá um trampo do baralho, mas fica boa demais.
Este procedimento foi publicado originalmente no site do Bolonha Club em 6 de março de 2018, e é só isso mesmo.
Já fiz essa receita várias vezes, é bem tranquila e objetiva, e sempre deu certo.
Pode tentar que não tem erro. Vai ser uma saborosa refeição ou tira-gosto, depende da sua necessidade.
Depois, volte aqui e agradeça nos comentários.
Abraços!
Mais receitas
Visão geral
- Visualizações: 93
- Categoria(s): Receitas
- Autor, desenvolvedor e/ou publisher: Bolonha Club
- Marcador(es): Gastronomia, Tira-gosto
- Postado por: Facínora
- Originalmente adicionado em: 6 de março de 2018