Como usei um domínio com SSL num site do WordPress Multisite
Adicionado a 7 de julho de 2023 por Valewson.Neste artigo, vou tentar explicar de um modo objetivo e curto como usei um domínio com SSL num site de uma instalação do WordPress Multisite, o que chamávamos antigamente de WPMU.
Explicando melhor: vou dar umas indicações de usar um outro domínio para além do que eu já usava no site principal do WordPress Multisite de uma forma quase que como um diário de como troquei pneu com o carro andando, sem encher linguiça, sem detalhar demais e de forma leiga, pois sou leigo.
É o seguinte, havia um domínio registrado no Namecheap com os A RECORDS apontando para o IP do WordPress Multisite em questão, de acordo com as instruções dadas em algum canto anos atrás. O site funcionava bem, o domínio estava mapeado e tudo mais,m só que sem HTTPS. Só que tive que colocar o SSL (que dá o HTTPS) no site principal e ativar o plugin Really Simple SSL na rede.
Isso deu o HTTPS ao site principal e aos subsites que usavam subdomínios nesta instalação do WordPress, menos neste domínio do Namecheap. É de se imaginar, pois esse registrante não tinha SSL (se tinha não era de graça ou não achei). Isso me levou a crer que eu devia configurar o DNS em outro canto e ativar o Let’s Encrypt, que é fácil e gratuito, e usar os A RECORDS apontando para o multisite.
Foi aí que alguém me deu a ideia de usar o Cloudflare, que tem os certificados deles lá, e resolvi tentar. O procedimento para adicionar um domínio lá é bem direto e guiado, me vez de confuso, o que é incrível num site com tantas opções. Ele mesmo pegou os records que estavam sendo usados no Namecheap e configurou o domínio lá, bastando pra mim apenas mudar os NS para os do Cloudflare.
Visto que o multisite estava usando o “Redirecionamento 301 .htaccess” no Really Simple SSL, e o serviço exigia que continuasse assim, tive que configurar o modo completo de criptografia do SSL/TLS do Cloudflare e desabilitar o “Sempre usar HTTPS” e o “Reescrita Automática” de HTTPS nos Certificados de borda. Se já não me esqueci, foi só isso mesmo e funcionou que nem mágica.
Então recapitulando:
- Me certifiquei que o Really Simple SSL estava devidamente configurado e ativado na rede do WordPress Multisite com o “Redirecionamento 301 .htaccess”.
- Adicionei o domínio no Cloudflare
- Configurei o domínio para rodar no Cloudflare quando o site pediu
- Fui em SSL/TLS no menu e escolhi “Completo – Criptografa de ponta a ponta usando um certificado autoassinado no servidor”.
- Fui em certificados de borda e desabilitei “Sempre usar HTTPS” e “Reescrita Automática”.
Caso você não esteja usando redirecionamento automático no Really Simple SSL, creio que pode usar o método flexível de redirecionamento, mas aí você vai ter que habilitar “Sempre usar HTTPS” pro site sempre ir pro https mesmo se for chamado através do http.
Lembrando que aqui não ensinei como colocar o SSL no site principal do WPMU, que é bem mais trivial e direto, basicamente só precisa de ativar os certificado no seu painel de controle (tipo Let’s Encript) ou da forma que você souber aí e usar o plugin Really Simple SSL.
Enfim, com isso espero ter ajudado você um pouco como configurar o seu outro domínio pra usar num subsite da sua instalação do WordPress Multisite. Acho que pelo menos deu pra apontar nas direções gerais.
Mais troubleshooting