Coleção em Ação Show – A história de Anjos da Lei

Vídeo nostálgico do canal Coleção em Ação Show que nos leva de volta aos anos 80 ao contar a história de Anjos da Lei (21 Jump Street), uma série policial que se tornou ícone de uma geração, seu impacto cultural e curiosidades (Leia a descrição completa).

Adicionado a 17 de outubro de 2024 por Valewson.

Publicado em 16 de outubro de 2024, este vídeo nostálgico do canal Coleção em Ação Show nos leva de volta aos anos 80 ao contar a história de uma série policial que se tornou ícone de uma geração: Anjos da Lei (21 Jump Street). Aqui, falamos sobre a trama, as curiosidades dos bastidores, e a importância da série na época.

Se você cresceu nos anos 80 e 90, talvez lembre com nostalgia de Anjos da Lei, série que apresentou a vida de jovens policiais disfarçados infiltrados em escolas e universidades para combater o crime. Mas você sabia que a série teve um impacto duradouro, tanto no sucesso da Fox quanto no início da carreira de Johnny Depp?

Tanto no vídeo como neste post, vamos revisitar essa série clássica e ver como foi sua influência cultural?

A estreia

Anjos da Lei estreou em 12 de abril de 1987 nos Estados Unidos, como parte da grade de programação da recém-criada Fox, que, na época, era uma emissora nova, tentando competir com gigantes como ABC, NBC e CBS. Anjos da Lei foi a segunda grande série da Fox, logo após Um Amor de Família (Married… with Children). A série foi um sucesso imediato e ajudou a consolidar a emissora como uma forte concorrente.

Criada por Patrick Hasburgh e Stephen J. Cannell, Anjos da Lei tinha como objetivo atrair o público jovem, trazendo uma equipe de policiais de aparência jovem que se infiltrava em escolas, faculdades e outros locais frequentados por adolescentes, para investigar crimes. A série, além de ação e drama, abordava questões sociais importantes da época, como o uso de drogas, crimes de ódio, e doenças como a AIDS.

Curiosidades dos bastidores

Originalmente, a série deveria se chamar Jump Street Chapel, já que a equipe de policiais operava em uma igreja abandonada, mas os executivos da Fox temiam que o nome confundisse os espectadores, fazendo-os pensar que se tratava de uma série religiosa. Por isso, o nome foi alterado para 21 Jump Street.

A série foi filmada no Canadá, embora se passasse em uma cidade fictícia nos Estados Unidos. Isso evitava que qualquer cidade americana ficasse estigmatizada como violenta, uma preocupação que os produtores tinham na época.

Johnny Depp: de estreante a estrela global

Embora Johnny Depp já tivesse papéis importantes no cinema, como em A Hora do Pesadelo (1984) e Platoon (1986), foi Anjos da Lei que catapultou sua carreira e o transformou em um ícone dos anos 80. Interpretando o policial Tom Hanson, Depp rapidamente se tornou um símbolo sexual e uma estrela mundial, mas ele não estava exatamente contente com isso.

Johnny Depp nunca quis ser uma estrela de TV e aspirava ser ator de cinema, e, naquela época, a transição da televisão para o cinema era difícil. Ainda assim, seu contrato o manteve na série até a quarta temporada, ganhando impressionantes 45.000 dólares por episódio.

Problemas e mudanças no elenco

O sucesso da série não evitou algumas dificuldades nos bastidores. O ator Frederick Forrest, que interpretou o primeiro capitão dos jovens policiais, saiu por não agradar o público. Ele foi substituído por Steven Williams, que interpretou o Capitão Adam Fuller, personagem que caiu nas graças da audiência.

A saída de Johnny Depp após a quarta temporada deixou um vácuo na série, mas novos personagens foram introduzidos, como o oficial Anthony McCann (Michael Bendetti) e Booker (Richard Grieco), que inclusive ganhou um spin-off de curta duração.

O impacto de Anjos da Lei

A série original de Anjos da Lei teve cinco temporadas e 103 episódios, encerrando-se em 1991. No Brasil, estreou em 5 de novembro de 1988, na Rede Globo, onde permaneceu na grade até 1993. Foi dublada pela Herbert Richers, com Marco Antônio Costa dublando Tom Hanson e Orlando Prado como Doug Penhall.

Além da série de TV, Anjos da Lei ganhou uma adaptação para o cinema em 2012, estrelada por Jonah Hill e Channing Tatum, com participações especiais de Johnny Depp, Holly Robinson, e Peter DeLuise reprisando seus papéis da série original.

Uma série à frente do seu tempo

Anjos da Lei* foi um dos grandes sucessos da Fox e ajudou a estabelecer a emissora no cenário competitivo das TVs norte-americanas. Além disso, tratou de temas sociais relevantes que, até hoje, são importantes. Para quem cresceu assistindo às aventuras da equipe policial jovem e disfarçada, a série deixou uma marca profunda e continua sendo lembrada com carinho.


Se você é fã de séries clássicas ou apenas quer entender melhor o impacto cultural de Anjos da Lei, este é o vídeo perfeito para você. Não deixe de conferir o vídeo, revisitar essa icônica série dos anos 80 e deixar suas considerações e lembranças destes tempos aí nos comentários.

VaLeW!

Mais nostalgia

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x