Como fazer panceta fatiada e pururucada na brasa

Adicionado a 9 de outubro de 2024 por Valewson.

Neste post, trazemos uma receita que ensina como fazer panceta fatiada e pururucada na brasa, algo que pode roubar a cena do churrasco e cai bem não apenas com aquela calibrina, mas também encaixa bem com diversos pratos, incluindo sanduíches ou como acompanhamento de saladas.

A verdade é que a panceta é a famosa barriga de porco, uma das partes mais saborosas do suíno, aquela que a gente usa para fazer torresmo de barriga. Com sua pele crocante e carne suculenta, só quem é louco ou já morreu dispensa.

Então? Vamos aprender a lançar essa panceta sequinha e na pururuca na brasa?

Ingredientes

  • Panceta: 1 peça (cerca de 1 kg)
  • Sal grosso: a gosto
  • Pimenta-do-reino: a gosto
  • Tempero seco: opcional (como alho em pó ou ervas)
  • Laranja: pra temperar
  • Limão: para espremer em cima da carne pronta, opcional

Utensílios necessários

  • Churrasqueira
  • Grelha
  • Faca afiada
  • Tábua de corte
  • Pinças para manusear a carne

Preparo

  1. Preparação da panceta – Se a panceta não estiver fatiada, corte-a em fatias de cerca de 1,5 cm de espessura. Lembre-se de manter a pele, pois é ela que vai ficar crocante na brasa.
  2. Tempero – Esprema um pouco de laranja sobre a carne antes. Depois, tempere generosamente as fatias de panceta com sal grosso e pimenta-do-reino. Se desejar, adicione um pouco de tempero seco, como alho em pó ou ervas, para realçar o sabor. Deixe a panceta descansar por pelo menos 30 minutos para absorver os temperos.
  3. Preparação da churrasqueira – Acenda a churrasqueira e deixe as brasas aquecerem até ficarem em um ponto médio, evitando chamas altas que podem queimar a carne.
  4. Grelhando a panceta -Coloque as fatias de panceta na grelha, com a pele voltada para baixo. Isso é fundamental para garantir uma pele crocante. Cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos, observando atentamente para não queimar. Quando a parte de baixo estiver bem dourada, vire as fatias e grelhe do outro lado.
  5. Descansar – Quando a panceta estiver dourada e a pele bem pururucada, retire da grelha e deixe descansar por alguns minutos. Isso ajuda a carne a manter sua suculência.
  6. Finalizando – Tive boas experiências cozinhando a carne duas vezes, tipo, tirando da grelha um pouco antes, deixando descansar e, depois, dando mais uma fritada. Ficou top demais.

Dicas

  • Não tempere carne de porco com limão, pois ele endurece e resseca o corte. Esprema o limão depois que carne já estiver assada. Laranja é melhor para temperar carne de porco, vai por mim.
  • Para um toque especial, você pode marinar a panceta por algumas horas antes do churrasco, utilizando azeite, alho, ervas e suco de laranja.
  • Como dissemos, a panceta também pode ser servida também em sanduíches ou como ingrediente em uma tábua de frios.
  • Dá também para ser acompanhada com uma geleia de pimenta que combine o sabor agridoce. Fica chupeta.

Receita em vídeo do Churrasqueadas

Para complementar o post, trazemos também o José Almiro, do canal Churrasqueadas, ensinando sua própria forma de fazer o torresmo de barriga na brasa, bem sequinho e com pururuca:


Fazer esse torresmo de barriga, essa panceta fatiada e pururucada na brasa, é uma maneira deliciosa de aproveitar o sabor do suíno. Com poucos ingredientes e um pouco de atenção, pode criar uma refeição irresistível, um show que vai deixar aquela picanha entupida de sal que o cunhado palpiteiro fez no chinelo.

Não deixe de experimentar esta receita e dizer aí nos comentários se ficou bom.

VaLeW!

Mais receitas

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x