Phil Hill: o campeão esquecido da Fórmula 1?

A trajetória de Phil Hill, o campeão esquecido da Fórmula 1 e o primeiro piloto americano a conquistar um título mundial, sua relação com a Ferrari e como sua vitória em Monza marcou um momento histórico e controverso no automobilismo (Leia a descrição completa).

Adicionado a 12 de outubro de 2024 por Valewson.

Este envolvente vídeo do canal AutoMotor por Reginaldo Leme, originalmente publicado em 20 de abril de 2023, temos a trajetória de Phil Hill, um dos grandes nomes da Fórmula 1, que se destacou como o primeiro campeão mundial norte-americano.

A obra busca resgatar sua história, frequentemente esquecida, e contextualizar a relevância de sua conquista em um período onde o automobilismo começava a ganhar notoriedade nos Estados Unidos.

Phil Hill nasceu em Miami e cresceu em Santa Mônica, Califórnia. Desde cedo, sua paixão por carros e corridas o levou a trabalhar como mecânico, até que, em 1949, ele se mudou para a Inglaterra para um estágio na Jaguar. Com uma Ferrari 212 adquirida com parte da herança da morte de seus pais, Hill começou a competir em corridas importantes como os 1000 km de Buenos Aires e a Carrera Panamericana.

O caminho até a Ferrari

Em 1955, sua habilidade nas pistas chamou a atenção da Ferrari, que o contratou como piloto oficial. Com a equipe, Hill conquistou três vitórias em Le Mans e outras em Sebring, além de estrear na Fórmula 1 em 1958, onde rapidamente se destacou.

A grande vitória de 1960

A primeira vitória de Phil Hill na Fórmula 1 ocorreu em 1960, em Monza, marcando um dia histórico não apenas para o piloto, mas para o automobilismo americano. Foi a primeira vez que um piloto dos EUA venceu uma corrida de Fórmula 1, excluindo as 500 Milhas de Indianápolis. Essa vitória, no entanto, foi ofuscada por um boicote das principais equipes à corrida devido a preocupações com a segurança.

A consagração em 1961

O ápice da carreira de Hill se deu em 1961, quando se tornou campeão mundial. Infelizmente, a vitória foi marcada por tragédia, já que seu companheiro de equipe, Wolfgang von Trips, morreu em um acidente que também resultou na morte de 15 torcedores. Após o acidente, a Ferrari decidiu se retirar da última corrida do ano nos EUA.

A vida após as corridas

Phil Hill continuou competindo por mais alguns anos, mas a perda de von Trips afetou sua motivação, levando-o a se dedicar mais a corridas de longa duração. Depois de se aposentar, se tornou comentarista e colunista, além de atuar como juiz em concursos de carros. Hill faleceu em 2008, aos 81 anos, em decorrência da doença de Parkinson.

O legado de Phil Hill

Embora frequentemente esquecido, Phil Hill é um marco na história da Fórmula 1, sendo o único campeão mundial nascido nos Estados Unidos. Sua trajetória nos lembra da rica história do automobilismo e a importância de reconhecer as contribuições de todos os pilotos que ajudaram a moldar o esporte.

Se você gostou deste vídeo, participe nos comentários, compartilhando suas sugestões para futuros conteúdos deste tipo pra gente trazer pro VaLeW!

VaLeW!

Mais Fórmula 1

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x