Resenha do Evil Dead (2013)

O ponto forte são mortes e a violência que lembram os fatalities do Mortal Kombat.

Atualizado a 26 de abril de 2025 por Facínora.

Esta é a resenha do remake do Evil Dead (A Morte do Demônio), filme americano lançado em 2013 que recria umas das mais importantes e cultuadas obras de terror de todos os tempos, o Evil Dead, de 1981.

Este texto foi originalmente feito pelo LichKing e publicado inicialmente em 19 de abril de 2013 no Contos do Mausoléu, mas, como ele passou o conteúdo pra gente, dei uma garibada e coloquei minhas considerações junto.

Evil Dead conta a história de quatro amigos quando se reúnem em uma antiga cabana da família para ajudar Mia, irmã de David, a passar por um período de abstinência e se livrar das drogas. Só que aconteceram coisas macabras e sinistras no local, e seus vestígios ainda podem ser encontrados no porão da casa, junto com um peculiar livro escrito em sangue e encadernado com pele humana.

Por alguma razão estúpida, o livro, que a gente sabe ser um dos Necronomicons de Evil Dead, ficou lá, mesmo sabendo-se do terrível Mal que este traz. Também, por alguma outra razão imbecil, um dos amigos, o Eric, resolveu ler esta obra de literatura em voz alta. Bom, quem conhece a franquia sabe que daí a parada fica meio complicada.

Como fã da série, o LichKing foi assistir este remake do Evil Dead logo na sua estreia, numa das primeiras sessões (eu, o Facínora, já não faço isso, exceto se a sala tiver vazia). As cenas dos trailers são bem sanguinárias, então eu já estava esperando uma carnificina… E é praticamente só isso que o filme oferece em grande estilo.

Sim. O ponto forte do filme são mortes e violência que me lembram os fatalities do Mortal Kombat (algumas bem exageradas), o filme não assusta (pelo menos eu não levei susto algum), não oferece terror psicológico e você não sente empatia por nenhum personagem, apesar da atuação de todos ser bem adequada. Algumas partes podem dar um pouco de aflição, tipo quando a mina resolve serrar a língua com a faca elétrica, mas não chega a dar suspense.

Apesar de várias pequenas ligações e menções dos filmes originais da série (inclusive uma mudança que foi totalmente ridícula vista no final), mudaram profundamente a história (não sei como eles iriam fazer pra misturar as duas em um Army of Darkness 2 ou Evil Dead 4, como estavam planejando antes de lançarem a série Ash vs. Evil Dead) ao ponto de você não se empolgar muito.

Achei que foi bem produzido, contando com uma filmagem limpa e enredo coerente etc. Porém, não gosto de filmes que só focam no gore, sem profundidade psicológica. Na minha opinião, este remake poderia ter sido bem melhor.

Dizem que é o Evil Dead mais assustador que jamais iríamos assistir, porém, eu não levei um susto sequer. Enfim… Vale a pena dar uma curiada, só não espere muito… Ash vs. Evil Dead vale mais.

Trailer

Sinopse

Em um retiro isolado, David e seus amigos chegam à casa de férias de sua família para ajudar sua irmã Mia a superar o vício em heroína. No entanto, eles logo descobrem que o local esconde um passado sombrio. Quando um livro antigo, o Naturom Demonto, é acidentalmente aberto, uma força maligna é liberada, e Mia começa a ser possuída por um demônio que a transforma em uma versão monstruosa de si mesma. À medida que a possessão se espalha, membros do grupo são brutalmente atacados, e David luta para salvar sua irmã enquanto enfrenta uma série de horrores sobrenaturais. Com a ameaça de uma entidade maligna que busca coletar almas, a luta pela sobrevivência se intensifica, cada vez mais sangrenta e devastadora.

Ficha técnica

  • Título: Evil Dead (2013);
  • Título brasileiro: A Morte Do Demônio;
  • Duração: 91 minutos;
  • Gênero: Terror, sobrenatural;
  • Dirigido por: Fede Alvarez;
  • Escrito por: Fede Alvarez e Rodo Sayagues;
  • Elenco Principal: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas e Elizabeth Blackmore;
  • País: Estados Unidos.

Enfim, mais uma análise das antigas preservada.

Este filme já não é mais novidade, mas com o tempo fiquei gostando dele mais. Podia ainda sim ter sido melhor, especialmente no tocante à “gostabilidade” dos personagens, mas o fato é que o Evil Dead (2013) é um Evil Dead e então tá de boa.

Mas deixe aí nos comentários o que você achou do filme e da resenha.

Abraços!

Mais informações e análises de filmes de terror

Visão geral

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x