Tributo ao Maguila (1958–2024): uma lenda do boxe
Tributo ao eterno campeão brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, uma lenda do boxe brasileiro que faleceu a 24 de outubro de 2024, aos apenas 66 anos de idade, deixando um legado de superação e conquistas (Leia a descrição completa).
Adicionado a 25 de outubro de 2024 por Facínora.Hoje, venho trazer aqui um vídeo de tributo ao eterno campeão brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, uma lenda do boxe brasileiro que infelizmente faleceu nesta quinta-feira (24 de outubro de 2024), aos apenas 66 anos de idade.
O vídeo foi publicado em 1º de julho de 2018, ou seja, bem antes de Maguila nos deixar, mas não deixa de ser uma homenagem ao boxeador, seu legado notável neste esporte e uma história de superação que deveria servir de inspiração pra todos nós.
Conhecido pelo apelido que remetia ao personagem “Magilla Gorilla”, Adilson Rodrigues nasceu em Aracaju, a 12 de junho de 1958. Vindo de uma família de nada menos que 20 irmãos, começou a trilhar seu caminho no pugilismo enquanto trabalhava como pedreiro em São Paulo, após deixar sua cidade natal no nordeste do Brasil. Apesar das condições adversas e da falta de um treino formal desde o início, Maguila se destacou rapidamente no esporte, chamando a atenção do famoso e saudoso promotor esportivo Luciano do Valle. Essa parceria marcou o início de uma carreira de sucesso, levando suas lutas a serem transmitidas ao vivo no programa Show do Esporte, que, na época, conquistava audiência em todo o país.
Uma carreira de conquistas e desafios
Com 61 vitórias por nocaute em seu histórico, Maguila obteve títulos importantes, incluindo o cinturão sul-americano, que defendeu de 1986 a 2000, e nada menos que o título mundial da Federação Mundial de Boxe (WBO). Aliás, este feito fez o sergipano entrar para história, pois em 22 de agosto de 1995 se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na categoria peso-pesado, vencendo o inglês Johnny Nelson por pontos em Osasco, São Paulo, aos 37 anos.
O cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBO) é garantido por uma das entidades reguladoras da modalidade que foi também o título de renomados boxeadores como Evander Holyfield, o que reforça sua importância, ainda que secundária no cenário internacional.
Em 1989, alcançou o segundo lugar no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), culminando em uma luta histórica contra o próprio Holyfield, em que foi derrotado no segundo round. No ano seguinte, subiu ao ringue contra George Foreman, em uma preliminar da luta entre Mike Tyson e Henry Tillman, no icônico Caesar’s Palace, em Las Vegas. Apesar das derrotas rápidas nestes confrontos, Maguila encarou os desafios de frente, jamais arregando.
O boxeador brasileiro aposentou sua carreira profissional no esporte dia 29 de fevereiro de 2000, após ser nocauteado por Daniel Frank.
Melhores momentos de Maguila Rodrigues
Achei também esse vídeo que mostra os melhores momentos do nosso Maguila:
Nossas considerações finais
Eventualmente, Maguila enfrentou também uma batalha fora do ringue: em 2011, revelou ao jornal Diário de São Paulo que foi diagnosticado com Alzheimer dois anos antes. Em 2013, foi oficialmente diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), condição neurodegenerativa comum entre atletas de esportes de contato, especialmente os que levam muita pancada na cabeça… Mesmo diante desses desafios, sua força e resiliência continuaram sendo um exemplo para todos que acompanharam sua trajetória.
Fica aqui então a nossa homenagem e respeito a este grande nome do esporte nacional, que transformou obstáculos em conquistas, o que se refletiu no ringue em seus vários confrontos. O legado de Maguila deve permanecer vivo nas lembranças e no coração de milhões de brasileiros.
Que Deus o receba e conforte sua família.
Últimos updates